sábado, 24 de abril de 2010

Menu Degustação!

Gosto muito de cozinhar, um feito pra quem quando era criança odiava comer, hoje um dos meus hobbies e alegrias é entrar em uma cozinha e fazer a farra. Comecei a ler muito sobre tudo, receitas em geral não tenho a intenção de virar Chef pelo contrário só quero me divertir então nada de coments tendenciosos!!!


Vou começar postando o Menu de ontem a noite, depois de uma tentativa frustrada de ir jantar no Akuaba, o melhor restaurante de comidas afros do Brasil e olha que fica em Maceió!, provar o Menu degustação do meu amigo e super chef Jonatas Moreira no espaço Gourmet que ele e seu pai Oswaldo criaram.

Fiquei com gostinho do menu na boca, aí a noite lembrei que tinha um filé de salmão na geladeira e fui ver o que dava pra fazer, então rolou um SALMÃO NO FORNO REGADO AO AZEITE TEMPERADO COM CROSTA DE ALHO ACOMPANHADO DE RISOTO PICANTE DE AÇAFRÃO. Anota a receita aí!!

SALMÃO:
300G DE FILÉ DE SALMÃO sem pele (se vier com a pele é só dar uma uma fritada rápida com a parte da pele pra baixo e depois tirar c uma faca a pele e a parte preta que fica)

TEMPEROS:

Tempere o filé com sal e pimenta do reino, deixe por 30 min;
Como disse fui a Lisboa e trouxe vários azeites dentre ele um que chama MAFYL (ele é temperado com pimentas vermelha, rosa, alecrim e várias ervas) mais se não tiver misture 50 ml de azeite com várias espeçarias (alecrim, louro, tomilho..) mais prático compre em qualquer mercado naquela parte de ervas em pó da companhia das ervas, pegue algumas pimentas em grão coloque tudo em uma xícara e soque as pimentas deixe reservado.
Alho frito (também encontra em qualquer mercado)
Pegue um refratário e regue o filé de salmão com o azeite temperado, quando estiver bem untado com azeite cubra uma parte com o alho frito feche com o papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 20 mim.

RISOTO:
- 1 L de água fervente com um tablete de caldo de legumes
- uma xícara de arroz arbórico
- um talo de alho poró cortado
- um cálice de vinho branco seco
- 200 g de parmesão ralado (nada daquele de saquinho)
- 30 ml de creme de leite
- uma pitada de açafrão
- pimenta calabresa moída a gosto
- sal a gosto

PREPARO:
- Refogue o alho poró, misture o arroz arbórico refogue, acrescente o vinho branco e deixe evaporar, sempre mexendo, vá acrescentando a água com caldo de legumes e mecha sempre, repita por 20 min, sempre mexendo e acrescentando água, depois de 20 min acrescente a pitada de açafrão (até ficar um amarelo bem bonito) a pimenta calabresa (aí fica a gosto do freguês) mecha, desligue o fogo acrescente o queijo parmesão mecha até derreter, o creme de leite e por último o sal.

É pra ficar meio papado mesmo, mais o arroz tem que tá al dente ( quer dizer meio durinho)

Junte num prato bem legal, pra acompanhar um vinho tinto, Dueto da casa Valduga nacionalismo e uma delícia, o de ontem foi Merlot e Cabernet Sauvignon, comprado no PALATO!

Bom apetite!!!

Depois eu coloco uma receite que fizemos hoje " RISOTO POBRE COM RESTO DE CHURRASCO" ficou uma delícia!!!!!!!!!

PAZ, LUZ, SUCESSO E FORTUNA SEMPRE!!!

terça-feira, 20 de abril de 2010

LÁ E DE VOLTA OUTRA VEZ!!

Oi pessoas!!!!! Faz tempo que não ando por aqui!! Perdão! É que esse começo de ano foi um tanto turbulento pra mim! Então vamos aos fatos!!


Tenho estudado muito e me dedicado a ver um outro lado das corporações e desde o fim do ano passado estava me sentindo preso dentro da organização em que trabalhava, porque não via nenhuma mudança na cultura geral da empresa e corria sozinho querendo fazer da minha região uma outra empresa, e aí foi o começou do fim!!

Fui a Portugal no fim de março e lá pude colocar as idéias no lugar e conversar com um grande Guru e Amigo. As conversas regadas a bons vinhos e ótimos cenários me mostraram o quanto estava fora do contexto ficar na organização puramente pelo dinheiro e pelo status da minha função, a boa vida que levava sem maiores preocupações sendo que tudo que pregava aos meus alunos e liderados estavam indo de encontro com a realidade da empresa: o poder da criação, o investimento incessante em conhecimento, a evolução das pessoas e a procura pelo novo!

Estava sufocado e todo mundo já percebia, e confesso que faltava coragem pra tomar uma decisão de mudança!

Mais nunca deixei meu trabalho e os resultados caírem, pelo contrário em 2010 meta trimestral batida,
aumento da lucratividade e do market share! Pra muitas outras empresas seria o funcionário do mês! Bom não foi o que aconteceu. Prego sempre a criatividade como base para o crescimento de qualuqer pessoa a procura pelo novo sempre, por isso cultivava esses preceitos na minha equipe, por isso em nenhum momento deixei de fazer alguma ação porque não tinha autorização de um superior, que achava que não funcionava ou achava impertinente, se a ação era boa eu fazia, se minha equipe era que dava a idéia ou a planejava e executava aí era que fazia mesmo! Não vejo isso como insubordinação, via como uma forma de gerar a criatividade de promover as idéias de todos em todos os graus hierárquicos, coisa que muitos gestores, que assim se autodenominam, tem pavor! Alguns superiores achavam rebeldia, insubordinação, indisciplina....porque os louros dos resultados nunca iam pra eles e nem pra mim, sempre iam pra equipe, eles sim recebiam os parabéns!

Quando voltei de Porugal fui chamado a prestar esclareciemntos por conta de uma dessas ações "sem autorização" e vendo toda aquela situação resolvemos eu e empresa que era hora de sair, fiquei triste pois afinal são 9 anos de luta e conquistas, mais passado o susto vi que eles me fizeram um favor!

Existem dois tipos de atitudes quando você tem "chefes" que não te apóiam: ou você se encolhe e faz a mesma coisa todo dia e pede pra ir ao banheiro toda vez que sente dor de barriga, com isso você mantém seu emprego e é mais um na multidão, ou você tenta mostrar que tais ações são essenciais pro crescimento e perpetuação da empresa e faz! mete as caras e faz! Com isso a probabilidade do seus "chefes" ficarem putos e que na primeira oportunidade te mandem embora é muito grande! Pois é fiz a segunda escolha e cá estou!!!!!!!!

Não estou dizendo que você tem que fazer tudo sozinho, aliás tudo era compartilhado com todos os setores o problema é que quando a idéia não vem de quem tem poder, essa idéia tende a não prestar pra organização.

Pode parecer um desabafo de alguém que perdeu o emprego e que se sente injustiçado, mais não é! Não me sinto injustiçado até porque sabia que isso podia acontecer, só tinha a ilusão de que tais idéias podiam se propagar pela empresa e aí sim começar uma mudança de cultura organizacional.

Saí com a certeza do trabalho cumprido, não pelos resultados ou reconhecimento de outras pessoas em graus hierárquicos maiores mais sim, o reconhecimento quase que maciço da equipe que liderava nunca esperava que ia ser assim, mais foi melhor!

O reconhecimento dos seus liderados e fazer usa presença não ser mais essencial pro crescimento pessoal e da empresa, essa sim é a verdadeira função do LÍDER!


PAZ, LUZ, FORTUNA E SUCESSO SEMPRE!

PS1. TENHO VÁRIAS OUTRAS NOVIDADES, VOU CONTANDO AOS POUCOS!!!
PS2. A FOTO 1 FOI TIRADA NO TÚNEL DE ACESSO AO CASTELO DE BELÉM, COMO MUITA GENTE VEM DE BICICLETA FICAVA DIFÍCIL SUBIR AS ESCADAS AÍ UM PORTUGA TEVE ESSA IDÉIA DO TRILHO E PRONTO! SIMPLES1 IDÉIAS SIMPLES SÃO AS MELHORES!!!
A FOTO 2 É O CARTAZ DA STARBUCKS LISBOA (NÃO SEI SE DÁ PRA LER!) RECRUTANDO PESSOAS PRA TRABLHAR, É TOTALMENTE DIFERENTE DO QUE FAZEMOS AQUI!!!!! SIMPLES E DIRETO, ATÉ EU QUIS ME CANDIDATAR!!!